A cruzada de uma desembargadora mineira para garantir o direito da criança a uma família.

Para a Desembargadora de Minas Gerais Valéria Rodrigues Queiroz a vida tem sido trabalhar pelo cumprimento do artigo 227 da Constituição Federal do Brasil que determina determina que é dever da família, da sociedade e do Estado em  assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Infelizmente, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem hoje, só no Estado de Minas Gerais, aproximadamente 4.500 crianças e adolescentes acolhidos em instituições, por diversas razões, sendo que 84,45% estão na faixa etária entre10 e 17 anos incompletos.

Com um trabalho voltado para reverter essa situação, a Desembargadora acredita que o primeiro passo para transformar a vida de nossas crianças e adolescentes é modificar, antes de tudo, o mundo onde elas vivem.  E nesse sentido o Projeto Apadrinhar ganha força e espaço. Com o apadrinhamento, o programa traz para meninos e meninas acolhidos a oportunidade de um suporte afetivo para além daqueles construídos dentro da instituição. Conheça mais sobre as ações e o trabalho da Desembargadora no site Apadrinhar Minas Gerais.