Fale Conosco

Casa Minas Gerais

Fale conosco

ESTAMOS PRONTOS PARA TE AJUDAR

Caso sua dúvida não tenha sido respondida pelo FAQ ao lado, deixe sua mensagem que logo responderemos.

ESCREVA PARA NÓS


    Selecione seu estadoMinas GeraisRio de Janeiro




    DÚVIDAS FREQUENTES

    O que significa apadrinhar?

    Apadrinhar significa proteger, defender, cuidar, patrocinar ou auxiliar uma criança ou adolescente em seu processo de crescimento e amadurecimento pessoal ou profissional.

    Quem pode apadrinhar?

    Qualquer pessoa ou empresa que deseje colaborar com o desenvolvimento de uma ou mais crianças ou adolescentes e/ou com as instituições de acolhimento.

    Quais são as formas de apadrinhamento existentes?

    Existem três modalidades de apadrinhamento: colaborador, provedor e afetivo.

    O que é o apadrinhamento colaborador?

    É quando ocorre a prestação de um serviço de um padrinho ou madrinha para uma ou mais crianças ou adolescentes ou mesmo para toda uma instituição de acolhimento.

    O que é o apadrinhamento provedor?

    É o vínculo de quem oferece suporte material e/ou financeiro a uma ou mais crianças ou adolescentes ou a uma instituição de acolhimento.

    O que é o apadrinhamento afetivo?

    É um vínculo assumido por quem assume o compromisso de acompanhar, orientar e apoiar a educação, o desenvolvimento e o projeto de vida de uma ou mais criança ou adolescente em situação de acolhimento institucional.

    Como é realizado o apadrinhamento afetivo?

    Os candidatos se inscrevem no programa, pelo site, e a equipe do Apadrinhar fará contato para formalizar o vínculo. Em datas previamente agendadas, o padrinho ou madrinha afetivo(a) entregará a documentação necessária (RG, CPF e comprovante de residência) e participará de alguns encontros de orientação sobre o papel que será assumido. Após essa etapa, o padrinho ou a madrinha proporcionará à criança ou adolescente experiências fora da rotina diária da instituição, por meio de visitas, passeios, comemorações de datas especiais ou mesmo colaborando com sua qualificação pessoal ou profissional, estimulando e proporcionando o acesso a cursos, estágios em instituições, reforço escolar, prática de esportes etc.

    Quais são os requisitos que devo cumprir para ser um padrinho afetivo?

    É necessário que você seja maior de idade e que tenha, no mínimo, 16 anos a mais do que a criança ou o adolescente que será apadrinhado. Não há qualquer restrição quanto ao estado civil do candidato. Para apadrinhar, é fundamental que você tenha o desejo de partilhar seu tempo e afeto com uma ou mais crianças ou adolescentes atendidos por uma instituição de apadrinhamento. Para tornar-se padrinho ou madrinha, você não pode possuir nenhuma demanda judicial envolvendo criança ou adolescente, não pode ter nenhuma dependência química, deve aceitar o acompanhamento da equipe técnica do programa e precisa estar disposto a cumprir as regras estabelecidas pela instituição e pelo Apadrinhar, que serão apresentadas, explicadas e reforçadas durante o todo o processo de apadrinhamento.

    No apadrinhamento afetivo, o padrinho tem autonomia para fazer qualquer atividade com as crianças ou adolescentes com as quais estão vinculados?

    Desde que a atividade seja aprovada e acompanhada pela instituição de acolhimento e que sejam respeitadas todas as regras e normas apresentadas pelos responsáveis pelo Apadrinhar ou pela instituição de acolhimento.

    Qual é a diferença entre o apadrinhamento afetivo e a adoção?

    O apadrinhamento afetivo é bem diferente de um processo de adoção, pois a responsabilidade legal e os compromissos financeiros relacionados à criança ou ao adolescente apadrinhado continuam cabendo à instituição de acolhimento. Quem não quer ou não pode assumir a guarda, tutela ou adotar uma criança, mas deseja partilhar seu tempo e afeto com ela, tem no apadrinhamento afetivo uma grande oportunidade. O apadrinhamento afetivo propicia, porém, uma possibilidade remota de reinserção familiar e de adoção, mas não há esse compromisso da parte do padrinho ou madrinha.

    O que devo fazer para adotar uma criança?

    Entre em contato com a Vara de Infância mais próxima à sua residência e lá você receberá todas as informações.

    O que crianças ou adolescentes ganham quando são apadrinhados?

    As crianças e os adolescentes apadrinhados recebem carinho, fortalecem valores e obtêm auxílio em relação às suas questões emocionais. Eles ganham a oportunidade de construírem laços de afeto e de terem apoio material, com possibilidade de amparo educacional e profissional, a partir de vínculos com homens ou mulheres que possuem disponibilidade emocional e/ou financeira para tornarem-se padrinhos ou madrinhas.